Erva Cidreira, remédio herbal usado para tratar ansiedade e insônia

Erva cidreira ( Melissa officinalis ) é uma erva da família da hortelã. É frequentemente usado para fins culinários para fazer chás, marinar frango ou peixe ou saborear alimentos e compotas.

Acredita-se também que a erva cidreira trate uma série de distúrbios médicos que afetam o trato digestivo, o sistema nervoso e o fígado. Seu uso remonta ao século 14, quando as freiras carmelitas a usavam para criar um tônico alcoólico conhecido popularmente como água carmelita.

Hoje, a erva cidreira é usada na medicina tradicional como auxílio ao sono e tônico digestivo. Pode ser consumido como chá, tomado como suplemento ou extrato ou aplicado na pele em bálsamos e loções. O óleo essencial de erva cidreira também é popular na aromaterapia , onde acredita-se promover calma e aliviar o estresse.

A erva cidreita também é conhecida como:

  • Bálsamo de abelha
  • Cura-Tudo
  • Planta hidropônica
  • Planta de mel
  • Bálsamo doce
  • Maria doce
  • Toronjil
  • Xiang Feng Cao (na medicina tradicional chinesa)

A erva cidreita cresce melhor em climas temperados amenos entre os meses de junho e agosto.

Benefícios da erva cidreira para a saúde

Frequentemente dito para aliviar o estresse e a ansiedade, a erva cidreita contém um composto conhecido como ácido rosmarínico que parece ter propriedades antioxidantes e antimicrobianas potentes.

Profissionais alternativos acreditam que o erva cidreita pode ser usada para tratar uma ampla variedade de condições médicas, incluindo insônia, herpes labial, colesterol alto, herpes genital, azia e indigestão. Há quem até afirme que pode melhorar a função cognitiva em pessoas com doença de Alzheimer .

Apesar de seu uso de longa data na medicina tradicional, faltam evidências que sustentem muitas dessas alegações de saúde. Aqui estão apenas algumas das descobertas da pesquisa atual:

Ansiedade

O erva cidreira pode ser usada para ajudar a reduzir a ansiedade, de acordo com um pequeno estudo publicado na revista Nutrients. De acordo com pesquisadores da Austrália, uma bebida adoçada à base de água contendo 0,3 gramas de extrato de erva cidreira reduziu significativamente o estresse e melhorou o humor em um grupo de jovens adultos saudáveis ​​em comparação com um placebo.

Estes resultados foram confirmados repetindo o teste com iogurte em vez de água. Os efeitos ansiolíticos (redução da ansiedade) eram geralmente sentidos em uma a três horas.

Estudos sugerem que o ácido rosmarínico (encontrado na erva cidreira) aumenta a disponibilidade de neurotransmissores no cérebro, conhecidos como ácido gama-aminobutírico (GABA). Acredita-se que baixos níveis de GABA no cérebro estejam associados a ansiedade e outros transtornos do humor.

Insônia

Acredita-se que a mesma influência que o ácido rosmarínico tenha na ansiedade melhore o sono em pessoas com insônia.

De acordo com um estudo de 2013 em Terapias complementares na prática clínica, a erva cidreira combinada com a raiz de valeriana melhora significativamente a qualidade do sono em 100 mulheres com menopausa quando comparadas a um placebo.

Insônia e apneia do sono , frequentemente acompanhadas de depressão e ansiedade, são características comuns da menopausa. Acredita-se que a combinação de ervas ajude no sono, agindo diretamente nos receptores GABA no cérebro, produzindo um efeito sedativo leve, estimulando a produção do hormônio serotonina “sentir-se bem”.

Herpes

O ácido rosmarínico tem propriedades antivirais potentes que podem ajudar no tratamento de certas infecções virais. A maior parte da evidência corrente é limitada a estudos em tubo de ensaio em que parece ácido rosmarínico para inibir uma ampla variedade de vírus comuns, incluindo os que estão associados com o resfriado comum , tais como os rinovírus e coronavírus e de vírus da hepatite B .

Destes, o ácido rosmarínico parece ser mais eficaz na inibição do vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) associado a herpes labial e a alguns casos de herpes genital.

Em um estudo de 2014 publicado na Phytotherapy Research, o extrato de erva cidreira foi capaz de impedir que 80 a 96% das cepas de HSV-1 resistentes a medicamentos infectassem as células hospedeiras.

Esses achados podem ser especialmente relevantes para pessoas incapazes de encontrar alívio com medicamentos antivirais comuns (como o aciclovir). Mais pesquisas são necessárias para verificar se os mesmos resultados podem ser alcançados em seres humanos.

Problemas gastrointestinais

Existem evidências crescentes de que a erva cidreira pode ajudar a tratar os sintomas de dispepsia (dor de estômago), síndrome do intestino irritável (SII) e refluxo ácido. Além do ácido rosmarínico, o erva cidreira contém citral, citronelal, linalol, geraniol e beta-cariofileno, cada um dos quais com propriedades espasmolíticas (antiespasmódicas) e carminativas (anti-gases).

Uma revisão de estudos da Alemanha em 2013 mostrou que o Iberogast , um remédio sem receita contendo erva cidreira e oito outras ervas terapêuticas, era consistentemente mais eficaz no tratamento da dispepsia e SII do que um placebo.

Doença de Alzheimer

Estudos preliminares sugeriram que o citral no extrato de erva cidreira pode inibir a colinesterase, uma enzima direcionada pelos medicamentos Aricept (donepezil), Exelon (rivastigmina) e Razadyne (galantamina) usados ​​no tratamento da doença de

Alzheimer. Isso reduz a formação de placas no cérebro associadas à progressão da doença.

Um estudo inicial do Irã relatou que um curso de quatro meses de extrato de erva cidreira foi moderadamente mais eficaz que um placebo na melhoria da cognição e demência em pessoas com Alzheimer leve a moderado.

Cada participante recebeu 60 gotas de extrato de erva cidreira contendo 500 microgramas de citral por mililitro (μg / ml) por um período de 16 semanas. Embora promissores, os resultados ainda não foram replicados em outros estudos.

Possíveis efeitos colaterais da erva cidreira

Erva cidreira é considerado seguro para uso a curto prazo. Os efeitos colaterais podem incluir dor de cabeça, náusea, inchaço, gases, vômitos, indigestão, tontura, dor de estômago, dor ao urinar, ansiedade e agitação. O risco de efeitos colaterais tende a aumentar com o tamanho da dose.

O uso a longo prazo ou uso excessivo de erva cidreira não é recomendado. Altas doses podem potencialmente afetar a função da tireóide, retardando a produção de hormônios da tireóide. Interromper o tratamento repentinamente após o uso prolongado pode causar ansiedade por rebote.

De um modo geral, você deve usar extratos ou suplementos de erva cidreira por não mais de quatro a seis semanas.

Algumas pessoas podem desenvolver uma forma de alergia conhecida como dermatite de contato ao usar uma preparação tópica de erva cidreira. Para segurança, aplique um pouco no antebraço e aguarde 24 horas para ver se há vermelhidão, erupção cutânea ou irritação. Reações alérgicas graves são raras.

Erva cidreira pode retardar a coagulação do sangue. Se você está programado para a cirurgia, pare de usar erva cidreira por pelo menos duas semanas para evitar sangramento excessivo.

Extratos e suplementos de erva cidreira devem ser evitados em crianças, mulheres grávidas e nutrizes devido à falta de pesquisas de segurança.

Interações medicamentosas sobre a erva cidreira

O bálsamo de erva cidreira pode causar sedação, 3 especialmente se combinado com álcool, soníferos de venda livre ou sedativos prescritos como Klonopin (clonazepam), Ativan (lorazepam), Donnatol (fenobarbital) e Ambien (zolpidem).

A erva cidreira pode interagir com outros medicamentos, incluindo:

  • Medicamentos para a tireóide como Synthroid (levotiroxina)
  • Diluentes de sangue como Coumadin (varfarina) ou Plavix (clopidogrel)
  • Medicamentos para glaucoma como Travatan (travoprost) 9
  • Medicamentos para quimioterapia como tamoxifeno e Camptosar (irinotecano)

Em alguns casos, as doses da droga podem precisar ser separadas por várias horas para evitar interações. Noutros, pode ser necessária uma redução da dose ou alteração da medicação.

Dosagem e Preparação

Os suplementos de erva cidreira estão disponíveis nas formas de cápsula, comprimido, pó e tintura. Como existem tantas formulações diferentes, não existem doses definidas ou cursos padrão de tratamentos.

Cápsulas e comprimidos orais variam em doses de 250 miligramas (mg) a 500 mg e são considerados seguros dentro desse intervalo. A dose de uma tintura pode variar de acordo com a concentração (força) da formulação. Como regra geral, nunca tome mais do que a dose recomendada no rótulo do produto.

Preparações para herpes labial contendo erva cidreira a 1% podem ser aplicadas a herpes labial três a quatro vezes por dia. Dizem que funcionam mais efetivamente quando aplicados aos primeiros sinais de uma ferida.

O óleo essencial de erva-cidreira destina-se apenas a uso externo. Mesmo os óleos essenciais de qualidade alimentar utilizados para dar sabor a doces e outros alimentos não devem ser tomados por via oral.

O que procurar

A erva cidreira é classificado pelos órgão competentes como um suplemento dietético e não está sujeito a testes de qualidade e segurança.

Ao comprar suplementos, sempre opte por produtos enviados voluntariamente à Farmacopeia do Brasil ou outros organismos de certificação independentes. Dessa forma, você pode ter certeza de que o produto é seguro e contém a quantidade de ingredientes listados no rótulo do produto.

Ao escolher os óleos essenciais , opte pelos orgânicos certificados e inclua o nome do gênero da planta (neste caso, Melissa officinalis ) e o local de origem. A Irlanda continua sendo a maior produtora de óleo essencial de erva cidreira, enquanto a Hungria, a Itália e o Egito são os maiores produtores da erva medicinal.

Outras perguntas sobre a erva cidreira

Como você faz chá de erva-cidreira?

Comece cortando algumas folhas frescas de erva cidreira. Evite os que estão amarelados, descoloridos ou com evidência de mofo. Enxágüe bem as folhas e seque com papel toalha.

Corte ou rasgue as folhas em pedaços menores e coloque-as em um infusor de chá. Você pode até expremê-las com as costas de uma colher ou pauzinho para extrair mais óleos da erva. Faça isso no último minuto; as folhas escurecem e secam se você as cortar com muita antecedência.

Despeje um copo de água quente sobre uma colher de sopa de folhas e faça a infusão por cerca de cinco minutos. Você pode dobrar ou triplicar a receita, conforme necessário.

Depois de preparar o chá, mantenha o bule ou xícara coberto para reter o vapor, que retém os óleos terapêuticos da erva cidreira.

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