Por muitos anos, o Óleo de Coco foi rotulado como perigoso devido ao seu alto teor de gordura saturada . No entanto, agora que as pessoas estão percebendo que a gordura saturada não é inerentemente ruim, os benefícios do óleo de coco para a saúde estão sendo reexaminados. Até agora, os efeitos sobre a inflamação, metabolismo e saúde da pele são promissores, mas a investigação é mais aprofundada.

Neste artigo, exploramos os benefícios do óleo de coco para a saúde do corpo, a pele e o cabelo e seus efeitos polêmicos na saúde do coração.

O que é o óleo de coco?

O óleo de coco é o óleo extraído de “carne” dentro do coco de casca dura (Cocos nucifera). O óleo de coco é sólido à temperatura ambiente e tem um prazo de validade muito longo (seis meses a 23 ° C).

A maioria do óleo de coco (aproximadamente 65%) é composta por triglicerídeos da cadeia média (MCTs), que são triglicerídeos e substâncias químicas com uma cadeia de comprimento de carbono de 6 a 12. Os MCTs são compostos principalmente de ácido láurico, que possui 12 carbonos de cadeia e, portanto, é quase considerado um ácido graxo de cadeia longa.

O óleo de coco é produzido principalmente nos países asiáticos e é usado nas indústrias de alimentos e cosméticos.

Benefícios do óleo de coco para a saúde

1) Metabolismo

MCTs de óleo de coco são “termogênicos”; isso significa que o consumo de óleo de coco pode aumentar o gasto de energia (queima de gordura), em vez de consumir a mesma quantidade de calorias de outras gorduras.

O óleo de coco é de 65% dos MCTs. Vários estudos exploraram a perda de gordura e as alterações metabólicas em resposta ao óleo MCT. Em todos esses estudos, verificou-se que óleo MCT aumenta ou metaboliza a perda de gordura, em comparação com outras fontes de gordura.

Da mesma forma, outro estudo constatado, depois de 7 dias, foi usado em uma dieta rica em MCTs a partir de óleo de coco e manteiga, queimado mais gordura e apresentado taxas metabólicas de redução de resíduos, mais altas do que aquelas que consomem dietas ricas em sebo bovino .

Indivíduos (n = 20) que consumiram 30 ml de óleo de coco por dia perderam em média 1,1 cm da circunferência da cintura, mas esse efeito foi observado apenas em homens.

Em 40 mulheres, o consumo de óleo de coco causou uma maior diminuição na circunferência da cintura, em comparação com o óleo de soja .

É importante observar que a adição de óleo de coco sobre a ingestão diária de alimentos em vez de substituir outra fonte de gordura (saturada) é causada por efeitos adversos no metabolismo e no controle de peso.

2) Inflamação

Como as mulheres que consumiram uma dieta rica em gordura à base de óleo de coco foram menos inflamadas após a refeição, principalmente quando comparadas ao grupo de uma dieta rica em ácidos graxos insaturados.

Verificou-se que óleo de coco virgem é anti-inflamatório para inchaço da orelha e pata induzido artificialmente em ratos, bem como para uma colite ulcerosa.

Em um estudo com camundongos, uma atividade anti-inflamatória do óleo de coco virgem foi comparável à aspirina.

3) Antimicrobiano

O ácido láurico compõe quase 50% de óleo de coco. Depois de digerido, o óleo de coco também forma o monoglicerídeo, monolaurina. Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina mata bactérias, vírus e fungos patogênicos, por exemplo, Staphylococcus Aureus.

Nos tubos de ensaio, o óleo de coco foi eficaz para matar várias formas de Cândida, especialmente Cândida Albicans.

O óleo de coco é um tratamento eficaz para candidíase vaginal (infecção por fungos).

Uma maneira do óleo de coco matar a cândida é rompendo como membranas plasmáticas do fermento.

Muitos micróbios causadores de doenças, incluindo potenciais mortais, como o HIV e bactérias resistentes a medicamentos, são vulneráveis ​​aos MCTs encontrados no óleo de coco .

Quando usado topicamente, o óleo de coco mostrou potencial para lidar com infecções bacterianas.

O óleo de coco é eficaz na redução de níveis de bactérias perigosas encontradas nas aves domésticas.

Os MCTs encontrados no óleo de coco também demonstraram reduzir o crescimento de certas espécies do fungo Malassezia. Este fungo é muito comum em hospitais

4) Digestão e absorção de nutrientes

O óleo de coco melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, B, D, E, K) betacaroteno, CoQ10, minerais como cálcio e magnésio e aminoácidos.

O óleo de coco é usado para tratar a desnutrição e a síndrome de má absorção em crianças e é um ingrediente comum incluído nas fórmulas de alimentação hospitalar para bebês prematuros e com baixo peso ao nascer. Os óleos intravenosos do MCT são usados ​​para pessoas muito desnutridas.

Após uma cirurgia, o consumo de óleo de coco leva a um crescimento mais rápido, ganho de peso e melhora do estado nutricional de outras gorduras.

Pacientes com má absorção de ácido biliar consideram melhor quando os MCTs, como encontrado no óleo de coco , são sua principal fonte de gordura.

Da mesma forma, aqueles com insuficiência pancreática respondem bem a alimentos ricos em MCTs.

Indivíduos com doença hepática são capazes de absorver os tipos de gorduras encontrados no óleo de coco melhor do que outros ácidos graxos de cadeia mais longa.

5) Saúde da pele

Os tratamentos tópicos contendo óleo de coco mostram grande potencial para curar feridas e combater infecções bacterianas locais.

O óleo de coco virgem, aplicado diariamente por oito semanas, foi um tratamento eficaz para dermatite atópica leve a moderada (eczema) em 117 pacientes.

Em roedores, o óleo de coco aplicado topicamente acelera o tempo de cicatrização, acelerando a reticulação de colágeno e aumentando os níveis de glutationa.

Um dos principais constituintes do óleo de coco , o ácido láurico, é eficaz contra bactérias causadoras de acne.

O óleo de coco aumenta a absorção de outros parâmetros definidos, como vitamina E e curcumina.

6) Saúde do cabelo

Em pesquisas preliminares, o óleo de coco mostrou-se mais eficaz na redução de danos aos cabelos de óleo mineral ou de girassol. Reduziu a perda de proteínas para cabelos danificados e não danificados. Esses benefícios podem ser devidos ao alto teor de ácido láurico.

Pode ser um tratamento capilar tão eficaz porque, ao contrário do óleo mineral, ele realmente penetra na pressa do cabelo.

Um spray contendo coco foi um método mais eficaz para matar piolhos que podem ser utilizados em 100 indivíduos do estudo.

7) Saúde bucal

O óleo de coco , quando usado como extração de óleo bucal, reduz a quantidade de bactérias formadoras de placas na boca, com efeitos comparáveis ​​à clorexidina.

Em estudo semelhante, 60 indivíduos com idades entre 16 e 18 anos com inflamação da gengiva foram instruídos a puxar óleo de óleo de coco por 30 dias. No final do estudo, os marcadores de inflamação e a placa diminuíram significativamente.

8) Bem-estar

Em um estudo, 60 mulheres submetidas a quimioterapia para câncer de mama consumiram 20 ml de óleo de coco por dia. Isso resulta em melhor qualidade de vida, fadiga, sono, perda de apetite, função sexual e imagem corporal.

Efeitos sobre a saúde do coração

Durante décadas, o óleo de coco foi demonizado por seu alto teor de gordura saturada. No entanto, não há ligação concreta entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas.

Um experimento natural que ajuda a provar a segurança do óleo de coco vem ocorrendo em muitos países: há muitas baixas polinésias consumidas altas porcentagens de calorias do óleo de coco (até 60%) e ainda mais baixas taxas de doenças cardíacas.

O óleo de coco estabiliza a pressão sanguínea e melhora a função dos vasos sanguíneos em ratos alimentados com uma dieta rica em óleo.

As estatísticas atuais apóiam a idéia de que o coração doente é deficiente em energia. O óleo de coco , com sua rica fonte de cetogênicos TCM, pode oferecer uma importante fonte alternativa de combustível para o coração.

Por outro lado, existem substâncias sólidas que sugerem uma substituição parcial de gordura saturada por ácido graxo poliinsaturado que reduz o risco de doença cardíaca.

Lipídios no sangue

De acordo com pesquisas preliminares, o óleo de coco pode aumentar o HDL (bom colesterol) mais do que o óleo e outros óleos vegetais.

Nos seres humanos, uma dieta rica em óleo de coco aumentou o HDL, mas também o colesterol total e o LDL mais do que o óleo de gordura bovina e açafrão; causou menos aumento de triglicerídeos do que uma dieta rica em gordura bovina.

Após 40 dias em uma dieta rica em óleo de coco, os ratos apresentaram melhor perfil lipídico. Isso incluiu: níveis reduzidos de colesterol total, triglicerídeos, fosfolipídios, LDL e VLDL e aumento do colesterol HDL. Os autores sugeriram que essas alterações podem ser devidas ao conteúdo de polifenóis do óleo de coco.

Os ratos alimentados com uma dieta rica em óleo de coco virgem reduziram significativamente os níveis de colesterol total, colesterol LDL e VLDL, Apo-B e triglicerídeos, em comparação aos ratos alimentados com óleo de copra, azeite e óleo de girassol.

Uma dieta rica em leite de coco também foi capaz de diminuir o LDL e aumentar o HDL em estudos com animais.

Espera-se que mais pesquisas esclareçam os efeitos de diferentes tipos e fontes de gordura na saúde do coração. Neste ponto, não há evidências sólidas de que o óleo de coco em quantidades moderadas contribua para doenças cardíacas. Pode até ser mais benéfico do que outros tipos de gordura saturada.

Pesquisa em Animais e Celular (Falta Evidência)

Os seguintes efeitos à saúde foram observados apenas em animais e células estudados; eles não devem ser interpretados como favoráveis ​​aos benefícios reais para a saúde em humanos até que mais pesquisas sejam feitas.

Controle de açúcar no sangue

A dieta rica em óleo de coco impediu o impacto negativo do diabetes nos lipídios do sangue em ratos.

Após 21 dias em uma dieta rica em óleo de coco virgem, os ratos reduziram os níveis de glicose no sangue.

Os MCTs, que são abundantes em óleo de coco, ajudam a manter a sensibilidade à insulina e o controle da glicemia, de acordo com estudos pré-clínicos e clínicos. Ainda assim, isso não significa que o óleo de coco tenha o mesmo efeito em humanos.

Estresse oxidativo

Um estudo descobriu que o óleo de coco virgem na dieta melhorou o status antioxidante de ratos em mais de três outros óleos. Aumentou os níveis de glutationa (principal antioxidante), protegendo assim contra o estresse oxidativo.

Saúde das articulações e ossos

Um estudo deu polifenóis de óleo de coco a ratos artríticos. Esses ratos apresentaram níveis reduzidos de PCR (marcador inflamatório) e glóbulos brancos, além de reduzir a expressão de genes inflamatórios como COX-2, iNOS , TNF-α e IL-6.

O estresse oxidativo e os radicais livres têm sido associados à ocorrência de osteoporose (doença óssea). Os ratos que receberam óleo de coco virgem mostram melhorias na saúde óssea. Provavelmente, isso deve ser o alto teor de antioxidantes do óleo de coco virgem.

Outro estudo constatou que o óleo de coco evitou a peroxidação lipídica e aumentou como enzimas antioxidantes em ratos com osteoporose.

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