O Óleo de Linhaça é uma das melhores fontes vegetais de ácidos graxos ômega-3. Pode melhorar a saúde do coração, pele, intestino e cérebro, embora sejam necessárias muito mais pesquisas. Como isso pode funcionar, e quão boa é a evidência? Descubra aqui.

O que é óleo de linhaça?

O óleo de linhaça é pressionado a partir de linhaça. Contém 50 a 60% de ácidos graxos ômega-3 (principalmente ácido alfa-linolênico) e lignanas.

Por muitos séculos, as pessoas usavam linhaça por suas propriedades laxantes. Também é usado em produtos de panificação, e suas fibras são fiadas para fazer linho.

Constituintes do óleo de linhaça

O óleo de linhaça contém muitos compostos ativos, incluindo:

  • Ácidos graxos ômega-3 (ácidos alfa-linolênico)
  • Proteínas ajudam a diminuir os fatores de risco para doenças cardíacas
  • As fibras ajudam a prevenir a constipação
  • Compostos fenólicos (lignanas) ajudam a proteger contra o câncer
  • Minerais ( cálcio , magnésio e fósforo )

Mecanismos

O ácido alfa-linolênico (ALA) do óleo de linhaça é convertido no organismo em ácidos graxos insaturados, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

Esses ácidos graxos insaturados são então convertidos em lipídios (gorduras). As moléculas de gordura promovem a saúde ocular, bem como o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Eles também reduzem o risco de pressão alta, colesterol alto e câncer, melhoram a memória e retardam o envelhecimento e o risco de doença coronariana.

Comer semente de linhaça nas formas moída e oleosa aumenta o ALA no sangue. No entanto, consumir óleo de linhaça em vez de linhaça moída resulta em níveis significativamente mais altos de ALA no sangue.

Potenciais benefícios para a saúde (possivelmente eficazes)

Os benefícios potenciais discutidos nesta seção têm pelo menos um estudo em humanos para apoiá-los, mas os resultados não foram repetidos ou as evidências foram contraditórias. São necessárias muito mais pesquisas para determinar se o óleo de linhaça é eficaz para qualquer uma dessas finalidades, e existem alternativas melhores.

É importante observar que os órgãos competentes não aprovou nenhum produto de linhaça para fins médicos ou alegações de saúde. A linhaça é um componente seguro de muitos alimentos, mas ainda recomendamos conversar com seu médico antes de usá-lo como um complemento.

1) Coração

Em um estudo com 56 participantes, uma suplementação diária de 3 gramas de ALA (a partir de suplementos de óleo de linhaça) aumentou os níveis de EPA no sangue. Esses níveis cresceram 60% após 12 semanas em comparação com o grupo placebo, que não mostrou aumento de EPA.

No corpo humano, o ALA (ácido alfa-linolênico) do óleo de linhaça é parcialmente metabolizado em EPA e DHA. Nos EUA a FDA aprovou recentemente alegações de saúde de que os ácidos graxos ômega-3 (especificamente EPA e DHA) podem reduzir o risco de pressão alta e doenças cardíacas.

Colesterol

Em uma revisão de 28 estudos, os autores sugeriram que o óleo de linhaça reduz ligeiramente a quantidade de colesterol total e LDL (ruim) no sangue. No entanto, a amplitude do efeito foi dependente do sexo e do estado de saúde dos participantes.

12 meses de dietas ricas em linhaça também reduziram o LDL e o colesterol total em 110 pacientes com doença cardíaca. No entanto, o grau em que o óleo de linhaça foi responsável não é claro.

Nos hamsters, o óleo de linhaça, mas não o óleo de linhaça, impedia o aumento do colesterol, lançando algumas dúvidas sobre se o óleo sozinho poderia ser útil.

Os melhores resultados para o colesterol em animais e humanos foram alcançados com a linhaça moída ou extrato de linhaça, e não com óleo de linhaça. Isso sugere que compostos de linhaça não gordurosos (por exemplo, suas fibras) podem ser responsáveis ​​por esse benefício potencial. Estudos humanos adicionais serão necessários para esclarecer.

2) Saúde da pele

A deficiência de ALA na dieta está associada à pele seca e desconfortável e à baixa qualidade da pele em humanos. O óleo de linhaça é rico em ALA e melhorou a sensibilidade e a hidratação da pele em um estudo de 13 mulheres.

Em outro estudo com 45 mulheres, a ingestão de óleo de linhaça por 12 semanas reduziu a vermelhidão e a rugosidade da pele.

O eczema é uma doença de pele comum, com pele seca, desconfortável e vermelha. O óleo de linhaça reduziu os níveis de ácidos graxos saturados nos cavalos e nas células da pele humana, o que pode reduzir as áreas de erupção cutânea e ajudar a limpar a pele irregular.

O óleo de linhaça tem um alto conteúdo de ALA, o que diminuiu a inflamação das células da pele e promoveu funções regenerativas em um estudo celular.

A linhaça também reduziu a inflamação das células da pele e aumentou o reparo nas células da pele.

3) Saúde intestinal

Acredita-se que o óleo de linhaça ajude na constipação.

Em um estudo de 50 pacientes, a suplementação diária com 4 mL de óleo de linhaça ajudou a aliviar a constipação.

O óleo de linhaça também aliviou os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável ( SII ), diminuindo a inflamação em um estudo piloto de 40 pacientes com SII.

Atualmente, não está claro quais componentes da linhaça podem ser responsáveis ​​por esses efeitos. Mais ensaios em humanos são necessários.

4) Saúde do Cérebro

Em um estudo com 30 adultos saudáveis, a suplementação com ALA aumentou os níveis de BDNF. O BDNF é um fator de crescimento vital para os neurônios; os autores deste estudo concluíram que vale a pena estudar o ALA no contexto da recuperação do AVC.

Em um estudo com 51 pacientes com transtorno bipolar, a suplementação de óleo de linhaça ajudou a melhorar o humor.

O consumo diário de óleo de linhaça ajudou a prevenir a disfunção cerebral relacionada ao diabetes em ratos diabéticos. O óleo de linhaça interrompeu o estresse oxidativo, protegendo assim as células do cérebro.

Em ratos, pré-tratamento com óleo de linhaça protegido contra convulsões. Isso ajudou a reduzir o tempo de convulsão.

A suplementação com óleo de linhaça reduziu significativamente os níveis de chumbo e óxido nítrico no cérebro de ratos. Isso ajuda a prevenir a formação de radicais livres e interrompe os danos oxidativos.

Assim como muitos dos benefícios potenciais do óleo de linhaça, são necessários muitos outros testes em humanos.

Outros benefícios potenciais com evidências insuficientes

5) Açúcar no sangue

Indivíduos com SOP tendem a ter altos níveis de insulina e glicose e podem estar em maior risco de diabetes. Em um estudo com 60 mulheres com SOP, a suplementação de óleo de linhaça teve efeitos benéficos no metabolismo da insulina.

Em ratos diabéticos, o consumo diário de óleo de linhaça evitou a disfunção cerebral relacionada ao diabetes. O óleo de linhaça interrompeu o estresse oxidativo e melhorou os níveis de neurotransmissores, protegendo as células cerebrais.

No entanto, em um estudo com 90 indivíduos pré-diabéticos, o pó de linhaça não teve efeito sobre seus níveis de glicose ou resistência à insulina. Esses resultados mistos indicam a necessidade de mais estudos em humanos sobre os vários componentes da linhaça (pó x óleo x extrato, etc.) em pessoas com condições específicas de saúde.

6) Inflamação

Em um estudo com 100 pacientes com síndrome do túnel do carpo, os pacientes relataram uma melhora em seus sintomas após a aplicação tópica de óleo de linhaça. Eles reduziram a inflamação e a dor após um mês de aplicação de óleo.

Em ratos, como injeções de óleo de linha sob a pele ajudaram a reduzir a inflamação, impedindo ou aumentando os vasos sanguíneos. Também diminuíram marcadores inflamatórios (histamina, bradicinina, prostaglandina E2 e leucotrieno B4).

7) TDAH

Em um estudo piloto de 30 crianças com TDAH, uma suplementação com óleo de linhaça e vitamina C, os melhores sintomas de TDAH e aumentaram seus níveis de EPA e DHA. As crianças descreveram melhor inquietação, desatenção, autocontrole e impulsividade.

8) Menopausa

Em um estudo com 140 mulheres na menopausa, uma suplementação com óleo de linhaça melhorou os sintomas da menopausa. As mulheres relataram menos ondas de calor e um aumento na qualidade de vida.

9) Túnel do Carpo

Em um estudo com 100 pacientes com túnel do carpo (muitas em mãos como mãos), um aplicativo específico de óleo de linhaça reduziu os sintomas relatados e melhorou uma função articular.

10) Úlceras diabéticas

Em um estudo com 60 pacientes com úlcera sem pé diabético, 2 g de óleo de linhaça por dia (além dos antibióticos necessários), melhorou a velocidade e a qualidade da cicatrização em comparação com o tratamento convencional isolado.

11) Sintomas da síndrome de Sjogren

A síndrome de Sjogren é um distúrbio do sistema imunológico com sintomas desconfortáveis ​​de olhos secos e boca seca.

Tomar suplementos diários de 1 a 2 g de óleo de linhaça reduziu a inflamação ocular e ajudou com sintomas de olho seco em um estudo (ECR) de 38 pacientes com síndrome de Sjogren. A linhaça aumentou muito o conforto e a saúde dos olhos.

Estudos em Animais (Falta Evidência)

Nenhuma evidência clínica de aplicação ou uso de linhaça ou óleo de linhaça em nenhuma das condições listadas nesta seção. Abaixo está um resumo da pesquisa existente com animais e células, que deve orientar outros estudos de investigação. No entanto, os estudos listados abaixo não devem ser interpretados como favoráveis ​​a nenhum benefício à saúde.

12) Saúde óssea

Dietas deficientes em ALA têm sido associadas ao aumento da reabsorção óssea e osteoporose em humanos. Como uma linha é uma das melhores fontes de ALA na dieta, alguns pesquisadores sugeriram que uma linha pode ajudar a manter a saúde óssea.

Em ratos que consumiram uma dieta rica em óleo de linha , o óleo ajudou a manter a força óssea. Prevenir a perda óssea causada pelo tratamento medicamentoso do DII.

O consumo de óleo de linhaça também evitou a osteoporose nos camundongos com deficiência de estrogênio.

13) Controle de Peso

A leptina é uma proteína aplicada pelo tecido adiposo do corpo. A baixa sinalização da leptina resulta em excessos. Com o tempo, isso pode levar ao excesso ou obesidade.

O óleo de linhaça funciona como um laxante natural e também reduz os níveis de inflamação, ou ajuda na perda de peso. A ingestão de produtos de linhaça induziu a produção de leptina em coelhos.

O aumento da produção de leptina ajudou a reduzir a perda de gordura e reduzir a quantidade de gordura nas artérias dos coelhos.

14) Saúde renal

Em um modelo de ratos com disfunção renal, o óleo de linha e a suplementação de linha moída ajudaram a impedir ou diminuir a função renal. No entanto, uma linha de moida foi mais eficaz na proteção contra lesões nas lavagens do óleo.

Como as dietas com óleo de linha também ajudam a reduzir ou danificar a política renal em ratos e machos, embora tenham sido mais eficazes em ratos. Uma combinação de óleo de linha e um de seus antioxidantes (SDG) impede o excesso de proteínas na urina, alterações climáticas e inflamação nos dois sexos. No entanto, como crianças também tiveram menos danos oxidativos.

Além disso, uma pressão alta pode danificar os lavagens. Em ratos com pressão alta, como dietas suplementadas com óleo de linha ajuda a baixar a pressão arterial e os marcadores de danos nos rins (creatinina, nitrogênio da uréia no sangue, renina e ácido úrico).

Pesquisa sobre câncer

A linha e o óleo de linha usados ​​linoorbitides, uma família de compostos que apresentam atividades antioxidantes e de combate ao câncer. Essa família de compostos aumenta a estabilidade do óleo de linhaça no armazenamento. Provavelmente faz o mesmo no corpo humano, fornecendo fortes propriedades antioxidantes que diminuem os taxa de crescimento de células tumorais.

O óleo de linhaça também é uma fonte rica de lignanas na dieta, o que reduz o risco de câncer de mama e o crescimento de células de câncer de pulmão.

O ácido alfa-linolênico retarda o crescimento de células cancerígenas e mata como células cancerígenas.

Nos camundongos, a suplementação de óleo de linhaça reduz a formação de tumores pulmonares e impede a formação de células de câncer de mama.

Embora o óleo de linhaça contenha um composto que evite o câncer, a quantidade e a frequência necessárias para atingir a concentração sanguínea necessária podem não ser usadas como terapia útil no tratamento do câncer.

Efeitos tributários e precauções

Níveis mais altos de graxos ômega-3 estão associados a um tempo de sangramento um pouco mais longo e a um tempo de coagulação mais lento. No entanto, não há casos de problemas hemorrágicos documentados, mesmo nos altos níveis de ômega-3 e quando tomados com medicamentos para afinar o sangue.

Ao tomar o óleo de linha pela primeira vez, alguns adultos que tomam mais de 6 gramas por dia experimentaram desconforto estomacal e intestinal [6].

Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas à linhaça.

A linha contém pequenas quantidades de glicosídeos cianogênicos. Em quantidades dietéticas típicas, no entanto, uma linha não produz suficiente tiocianato (um precursor do cianeto) para ser perigoso.

Interações Genéticas

Em um estudo com 60 pacientes diabéticos com doença cardíaca, 12 semanas de suplementação com óleo de linhaça aumentaram a expressão de genes relacionados à insulina, inflamação e gordura. Aumenta os níveis de PPAR-α, que ajuda no metabolismo da insulina e da gordura e mantém o equilíbrio de gordura e glicose.

Enquanto isso, reduz o risco de inflamação e doenças cardíacas e diminui os níveis de produção genética de:

  • Lipoproteína (a)
  • Interleucina 1
  • TNF-α

Em ratos diabéticos, uma dieta rica em óleo de linha aumentou significativamente os níveis de PPAR-α. Isso ajuda a manter o equilíbrio de carboidratos e gorduras. Por outro lado, reduza o SREBP-1, ou reduz os níveis de gordura dos ratos.

Em ratos diabéticos, o óleo de linhaça também diminuiu a produção dos seguintes genes inflamatórios:

  • IL-6
  • INF-γ
  • MCP-1
  • NFk-B
  • TNF-α

Limitações e advertências

Embora muitos estudos em animais já tenham sido realizados, há estudos em humanos limitados sobre o óleo de linhaça . Portanto, é recomendável que você consulte um médico antes de tomar suplementos de óleo de linha para seus benefícios à saúde.

Não tome óleo de linha se estiver ranqueado ou expirado, pois pode potencialmente se tornar no México.

Complementando com óleo de linhaça

Dosagem

Não existe uma dose segura e eficaz de óleo de linhaça para qualquer alegação de saúde ou condição médica, porque não foi realizado nenhum ensaio clínico com capacidade suficiente para encontrar um. Dito isto, uma linha e seu óleo são considerados seguros para consumo como alimento e os ensaios clínicos produzem resultados positivos com poucos efeitos negativos.

A quantidade diária recomendada de ácido alfa-linolênico da dieta / suplementação é de 1,1 a 2,2 gramas por dia.

No entanto, um profissional médico pode recomendar maiores danos em alguns casos. Se você tem um problema ou distúrbio específico de saúde, converse com seu médico antes de tomar óleo de linhaça .

Fontes

  • Sementes moídas / em pó [1]
  • Óleo [1]
  • Cápsulas de suplemento [1]
  • Gel tópico [61]

Óleo de Peixe vs. Óleo de Peixe

O óleo de linhaça e o óleo de peixe são fontes ricas de ácidos graxos ômega-3. O óleo de peixe tem EPA e DHA diretamente no sangue e no corpo. O óleo de linhaça possui ALA, que é transformado em EPA e DHA dentro do corpo.

No entanto, para pessoas vegetarianas ou veganas, o óleo de linha pode ser uma maneira de atender às necessidades de ômega-3 e receber os efeitos positivos de graxos de ômega-3 e lignanas.

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